Se trabalhar duro, será recompensado.

O artigo de hoje é sobre um dos maiores e mais enraizados golpes: se trabalhar duro, será recompensado.


Por Robert Kiyosaki

Meu pai pobre trabalhou duro a vida toda. Ele foi para a escola porque foi o que disseram para ele fazer. Ele conseguiu um emprego porque aprendeu que era o que é preciso fazer.

Ele trabalhou duro porque era isso que ele deveria fazer. No entanto, ele enfrentou batalhas financeiras por toda vida.

Ao falar sobre trabalhar duro, meu pai rico gostava de usar uma história do livro As aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain, como exemplo.

Tom enganou as crianças de seu bairro. Seu trabalho era pintar uma cerca e ele faz a tarefa parecer tão divertida que todas as outras crianças se ofereceram para pagá-lo pela chance de pintarem a cerca.

Meu pai rico dizia: “Em vez de trabalhar duro, eu trabalho com inteligência. O trabalho inteligente é fazer com que os outros não apenas trabalhem, mas que também queiram trabalhar duro para você. O trabalho inteligente também é fazer o dinheiro trabalhar para você, não o contrário”.

Porque o trabalho duro não funciona

Parece uma simples equação matemática: esforço = recompensa.

Você trabalha duro, ganha mais, recebe mais por seu esforço e parece que tem tudo para funcionar.

Mas há dois problemas.

Um deles, se você é um funcionário, trabalhar mais pode gerar mais dinheiro, mas isso também significa que você será taxado mais.

Então, trabalhar mais pode realmente resultar em ser punido em termos financeiros. Por isso que criamos essa série, para que você possa ver tudo isso como as mentiras manipuladoras que são.

O segundo problema é que você está trabalhando duro para algo em particular: dinheiro.

Ao longo do século XXI, o rendimento médio após a inflação caiu. E continua a cair.

Se você tem trabalhado duro por dez anos, o dinheiro que está recebendo agora vale menos do que quando você o ganhou.

Na prática, isso provavelmente significa que você está fazendo a mesma quantia agora que há alguns anos, ou talvez ganhando ainda menos!

Em vez de trabalhar duro por dinheiro, você deveria trabalhar de forma inteligente ao fazer o dinheiro trabalha duro para você.

Isso é o que os ricos fazem.

Trabalhando de forma diferente

Existem dois tipos de “trabalho”. O primeiro tipo é o trabalho que você não quer fazer.

Você só faz esse trabalho porque sabe que, se não fizer, algo de ruim acontecerá. Exemplos desse tipo de trabalho incluem:

  • Você vai trabalhar todos os dias porque, se não o fizer, perderá seu emprego e não terá dinheiro para as necessidades diárias.
  • Você lava a roupa porque, se não o fizer, não terá roupas limpas para vestir e as pessoas pensarão que você não é civilizado.
  • Você consome alimentos de que não gosta porque, caso contrário, sua saúde — e sua forma física — será prejudicada.

Eu poderia continuar os exemplos, mas você entendeu. Tenho certeza de que você poderia listar alguns sozinho. Todos nós temos pelo menos parte desse tipo de trabalho em nossas vidas — sim, mesmo quando nos tornamos financeiramente independentes

O segundo tipo de trabalho é o trabalho que você quer fazer. Você faz esse tipo de trabalho porque é significativo, gratificante, interessante, etc. O trabalho que desfrutamos nos dá um senso de propósito, nos desafia e desperta nossas paixões. Aqui estão alguns exemplos de trabalho que minha esposa Kim adora fazer:

  • Oferecer seu tempo para ajudar uma instituição de caridade que é importante para você.
  • Passar horas nos finais de semana praticando seu hobby.
  • Oferecer voluntariamente seus serviços como agente de viagens familiar para possibilitar uma reunião especial entre seus familiares.

Se você fosse agrupar todo o trabalho que você realiza em uma categoria ou outra, qual lista seria mais longa?

Provavelmente, se você passa a maior parte do tempo fazendo o trabalho que não quer, sente-se preso, ressentido e infeliz. Se você gasta muito do seu tempo fazendo o trabalho que deseja, provavelmente se sentirá revigorado, realizado e feliz.

O objetivo de se tornar financeiramente independente não é parar de trabalhar, mas mudar nossos esforços de trabalho do que não gostamos para o que gostamos de fazer.

Toda semana, a maioria das pessoas aguenta até sexta-feira porque odeia seu trabalho. Quando o domingo chega, elas estão infelizes porque sabem que têm cinco dias de trabalho pela frente.

Todos nós sabemos disso. Provavelmente, a maior parte de meus leitores sente isso.

É um jeito ruim de viver, mas não é o único jeito!

Apenas fomos condicionados a pensar que é o único caminho.

Eu amo meu trabalho.

Como a maioria dos empreendedores, estou disponível quase 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas isso não me deixa infeliz — e certamente não parece trabalho.

É mais como um jogo que adoro jogar.

É um desafio. É divertido. É gratificante.

Se isso soa bem para você, o primeiro passo para chegar lá é reconhecer o “trabalho duro” como o golpe que ele realmente é.

Pare de trabalhar duro para os outros e comece a trabalhar de forma inteligente para si mesmo.

Jogue com inteligência,

Assinatura Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki


Bookplay
Bookplay - Marcelo Tas - Events Promoter - 720 x 1280
Revista Events Promoter
Socio Tasking
Socio Tasking
Categorias
Arquivos