Sua casa não é investimento

Imóvel - Passivo - Events Promoter

Casa própria é investimento, essa é a mentira em que milhões de pessoas acreditam, entenda porque seu imóvel não é um ativo, e sim um passivo. Aprenda como investir em ativos de verdade…


Por Robert Kiyosaki

Parece que todo “especialista” em finanças diz: “sua casa é seu maior patrimônio”.

Quando escrevi Pai Rico, Pai Pobre, disse que sua casa era um passivo.

Eu enfatizei que imóveis são caros e nem sempre se valorizam.

Eu escrevi: “não estou dizendo para não comprar uma casa. O que estou dizendo é que você deve entender a diferença entre um ativo e um passivo… quando eu quero uma casa maior, eu primeiro compro ativos que geram o fluxo de caixa para pagar a casa”.

Dizendo isso, chutei um ninho de vespas. Os chamados especialistas me criticaram.

Na época, o mercado imobiliário estava disparando. Todos diziam que eu era do contra, que queria vender livros.

Em 2008, depois de um dos piores colapsos da história dos EUA, ninguém mais estava rindo.

Então, aqui está o maior golpe de todos — pelo menos em tamanho físico — “Sua casa é um ativo”.

Dinheiro entra, dinheiro sai

Seu analista de investimento, agente imobiliário e contador chamam sua casa um ativo.

Mas, na realidade, um ativo é apenas algo que coloca dinheiro no seu bolso.

Se você tem uma casa que você aluga para inquilinos, então é um ativo. Se você tem uma casa, quitada ou não, em que você mora, ela não pode ser um ativo.

Em vez de colocar dinheiro no bolso, ela tira dinheiro do bolso.

Essa é a definição de um passivo.

Isso é duplamente verdadeiro se você ainda não terminou de pagar as prestações do seu financiamento imobiliário. Nessa caso, seu imóvel é o ativo do banco — está funcionando para eles, mas não está fazendo você ganhar nada.

O Que é um Ativo?

Os ativos são seus prós e os passivos são seus contras. Você precisa de ativos para compensar seus passivos.

Uma vez que você se afaste dos golpes, é mais fácil pensar nesses termos, pensar como um empreendedor.

Mas o que exatamente são ativos?

A simples definição de um ativo é algo que coloca dinheiro no seu bolso. Isto é conseguido através de quatro categorias diferentes, uma das quais é o imóvel.

Quando digo imóvel, não quero dizer a sua residência pessoal, o que, mais uma vez, é um passivo. O que quero dizer é investimento imobiliário, este é um grande investimento porque coloca dinheiro no bolso todo mês na forma de aluguel.

Existem três outros recursos que eu considero ativos:

  • Empresas
  • Ações
  • Commodities

Se você é um empreendedor ou proprietário de uma empresa, sua empresa é um ativo. Outros ativos são ações, títulos, fundos e assim por diante. Commodities incluem ouro, prata e quaisquer outros recursos físicos como petróleo e gás.

Minha esposa e eu começamos a fazer nosso dinheiro em imóveis, colocando nosso dinheiro para trabalhar em propriedades que poderíamos alugar para ver os retornos contínuos. Depois disso, diversificamos, agora temos dinheiro em todas essas áreas de ativos.

Quando seu corretor diz para você diversificar em, digamos, ações, fundos e títulos públicos…isso não é realmente diversificar.

Porque se o mercado sucumbir, você será atingido de qualquer forma.

Invista para gerar renda

O Golpe de que sua casa é um ativo estava lá quando eu escrevi Pai Rico, Pai Pobre.

Isso foi em 1997, os valores das casas estavam subindo.

Era fácil presumir que a sua casa era um ativo, porque estava, potencialmente, fazendo dinheiro para você em longo prazo através da valorização.

As pessoas caíram no golpe, tirando empréstimos para comprar carros, férias, TVs e muito mais.

No pânico que tomou conta do mercado há 10 anos, essas mesmas pessoas estavam tão desatentas que não notaram quando as taxas de inadimplência dos empréstimos imobiliários aumentaram para 10%.

Atualmente, nos Estados Unidos, essa taxa é de 0,5%, para lhe dar uma ideia do contexto.

Quando o pânico chegou e os estragos se alastraram, ninguém estava dizendo que suas casas eram um ativo, afinal, a inadimplência só aumentava e o valor dos imóveis diminuía.

Mas agora estamos de volta a um mercado imobiliário em expansão…

Muitos americanos aprenderam um a lição quando o mercado imobiliário entrou em crise. Eles perceberam muito rapidamente que suas casas não eram ativos.

Sua casa como um Plano de Aposentadoria?

Claro, há também a noção de que comprar sua casa é um rito de passagem. Ainda mais no Brasil, onde existe o sonho da casa própria.

Muitas pessoas sonham com o dia em que vão receber as chaves da porta da frente, imaginando a alegria que virá com a realização monumental de aceitar centenas de milhares de reais em dívidas pessoais.

Estou apenas fazendo uma brincadeira.

A realidade é que muitas pessoas desejam comprar uma casa porque pensam nela como um bom investimento. Em muitos casos, os proprietários de imóveis residenciais esperam que sua casa seja uma grande parte de seu plano de aposentadoria.

O sentimento, tenho certeza, é o mesmo aí no Brasil…e em muitos lugares do mundo.

Sua casa não é um Ativo

Se você olhar para um extrato bancário, fica fácil ver quem recebe a renda passiva de sua casa — o banco.

A maioria das pessoas não possui uma casa… elas possuem um empréstimo imobiliário.

Aqueles que são educados financeiramente entendem que um empréstimo não aparece na coluna do ativo na demonstração financeira. Ela aparece como um passivo.

Mas ela aparece no balanço de seu banco como um ativo quando você paga os juros bancários todos os meses.

Lembre-se da definição do meu pai rico para um ativo: “qualquer coisa que coloque dinheiro no seu bolso. Um passivo é qualquer coisa que tira dinheiro do seu bolso”.

Basta olhar para o seu extrato bancário todos os meses e você verá que sua casa não coloca dinheiro no bolso, mas tira muito dele. Isto é verdade mesmo que a sua casa esteja paga.

Mesmo depois de pagar suas prestações, você ainda terá que pagar custos de manutenção, impostos, água, luz, etc. E se você não pagar o seu IPTU, adivinhe o que pode acontecer? O governo pode aplicar altas multas. Então, quem é realmente o dono da sua casa?

Não compre uma mentira

Eu estou dizendo para não comprar uma casa? Não. Eu mesmo possuo uma casa, mas não a comprei como um ativo ou a considero como um investimento. Eu comprei porque queria morar lá e estava disposto a pagar pelo privilégio de tê-la.

Ela poderia se valorizar? Talvez. Mas também poderia me fazer perder dinheiro no final.

Então, jogue de forma inteligente. Em vez de investir na possibilidade de valorização, meu pai rico me ensinou a investir em renda passiva e a tratar a valorização como a cereja do bolo.

Eu encorajo você a fazer o mesmo.

Até a próxima!

Assinatura Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki


Bookplay
Bookplay - Marcelo Tas - Events Promoter - 720 x 1280
Revista Events Promoter
Socio Tasking
Socio Tasking
Categorias
Arquivos