Será que você precisa de um portfólio diversificado?

  • Seu broker é tão qualificado quanto seu massagista para planejar seu portfólio…
  • Focar é a chave para seus investimentos…
  • Saiba qual a diferença que a verdadeira diversificação pode fazer …

Por Robert Kiyosaki

A Ilusão do investimento 

Você já ouviu este conselho: Invista em uma carteira diversificada de ações, títulos e fundos de investimento?

Parece um bom conselho. Afinal, o que poderia estar errado em dividir seu risco entre diferentes tipos de investimentos?

Se há algo a ser aprendido nos últimos anos é que nada é garantido. Isso inclui todos os investimentos de longo prazo que seu analista financeiro irá encorajá-lo a comprar.

Esse tipo de profissional nem se quer existia quarenta anos atrás, quando as pessoas eram forçadas a assumir o controle de seus próprios investimentos.

A analise financeira é uma indústria criada pelos bancos para ganhar dinheiro com os analfabetos financeiros.

Leva apenas 30 dias de treinamento para se tornar um analista de investimento. Para colocar isso em perspectiva, para se tornar um cabeleireiro profissional, você precisa de dois anos de treinamento.

Se você fizer um corte de cabelo ruim, o cabelo voltará a crescer.

O dinheiro não funciona assim.

Quase todo analista de investimento lhe dirá que, para ser financeiramente seguro, você precisa diversificar.

Por isso, eles querem investir em ações, títulos e fundos de investimento. Mas isso não é a verdadeira diversificação.

Na verdade, existem quatro classes de ativos: ações, imóveis, commodities e empresas. Um portfólio verdadeiramente diversificado teria participações em todos ou na maioria deles.

Diversificação em apenas uma classe de ativos: ativos em ações — é o tipo em que os bancos ganham muito dinheiro na forma de taxas e corretagem. As outras classes de ativos são praticamente ignoradas a não ser que eles ganhem alguma coisa…

A armadilha da diversificação 

Mas, você diz, meu analista de investimento me ajudou a planejar sabiamente. Investimos em muitas coisas diferentes, de modo que, se as ações de uma empresa ou um fundo de investimento sofrerem um impacto, outras irão subir.

Este é um daqueles golpes que fazem sentido na teoria.

Naturalmente, quanto mais diversificar, mais protegido você estará de perder dinheiro. Exceto pelo fato de que tudo em que você investiu ainda está no papel…

Está baseado na mesma economia frágil e no mesmo modelo de investimento. Quando o mercado de ações cair por toda parte. Investir na Microsoft e na McDonald’s não fará diferença.

A verdadeira diversificação é investir em diferentes classes de ativos, não em ações diferentes.

Isso vale para qualquer uma das classes de ativos. Se estou investindo em condomínios, apartamentos e casas, meu portfólio parece diversificado, mas ele ainda é de ativos imobiliários.

Por isso, eu tenho ativos imobiliários, ativos de commodities como ouro e prata, ativos de negócios como minhas empresas e também tenho alguns ativos em ações.

Assumindo o controle 

A questão real aqui é que ao comprar ações, você está colocando o controle do seu dinheiro nas mãos de outra pessoa.

Se um CEO toma uma decisão ruim, você tem prejuízo. O único controle que você tem sobre os ativos de papel é vendê-los. Ao segurá-los, você está apenas jogando um jogo de espera e cruzando os dedos.

Fica ainda pior se você colocar esses recursos em fundos de previdência, você tem ainda menos controle, eles estão travados e você é penalizado se precisar desse dinheiro.

A verdadeira diversificação requer inteligência financeira e vem da educação financeira.

Se você não tem o desejo de aumentar sua inteligência financeira, continue usando seu analista de investimento e apostando apenas em ações, pois esses investimentos são feitos para que qualquer pessoa possa realizá-los.

Se, por outro lado, você quiser ser rico, encorajo você a ignorar o golpe 8: “investir a longo prazo em uma carteira diversificada de ações, títulos e fundos de investimento”, e, em vez disso, melhorar sua educação financeira para começar a trabalhar na verdadeira diversificação.

Segurança vem da diversificação de todas as quatro classes de ativos, mas participações totalmente iguais em todas as quatro áreas não é necessariamente o que eu estou recomendando…

Se você quer ser rico, precisa aprender a focar.

A diversificação pode ser um conselho ruim 

Novamente, o que a maioria das pessoas considera como diversificação não é realmente diversificação. Fazendo isso, você está apenas dividindo seu dinheiro numa classe específica de ativo.

Além disso, a diversificação é um jogo empatado. Ganhos numa classe desencadeia perda em outra. Claro, pode ser seguro, mas raramente alguém se torna rico diversificando. Como diz Warren Buffett, “ampla diversificação só é necessária quando os investidores não entendem o que estão fazendo”.

Os investidores bem-sucedidos não diversificam.

Em vez disso, eles se concentram e se especializam. Eles conhecem a categoria de investimento em que investem e como ela funciona… melhor do que qualquer outra pessoa.

Por exemplo, ao investir em imóveis, alguns investidores concentram-se em terrenos, enquanto outros se concentram em prédios de apartamentos. Embora ambos estejam investindo em imóveis, eles estão fazendo isso de maneiras diferentes.

Quando a diversificação faz sentido

Então, por que os consultores financeiros recomendam a diversificação quando os maiores investidores do mundo escolhem não diversificar?

Eu acredito que há duas respostas para essa pergunta:

  1. Investimento ativo vs. passivo:

Existem investidores ativos e passivos. Warren Buffett é um investidor ativo. A maioria das pessoas não é. Os investidores ativos devem concentrar seus investimentos. Os investidores passivos devem diversificar.

  1. Risco:

Alguns investimentos são mais arriscados do que outros. Ações, títulos, fundos de investimento e fundos de investimento imobiliário (FIIs) são investimentos considerados mais arriscados; portanto, você deve diversificar se investir neles. Se você investir em negócios, como faz Warren Buffett, ou em imóveis, como eu, você deve concentrar seus investimentos.

A verdadeira questão é: você quer se tornar um investidor profissional ou continuar sendo um amador?

Se você optar por permanecer um amador – um investidor passivo – então, por todos os meios, diversifique.

A diversificação impede você de “colocar todos os ovos em uma só cesta”, portanto, se uma indústria entrar em colapso – como a tecnológica em 2000 (bolha da internet) – apenas uma parte da sua carteira será afetada.

Se, no entanto, você decidir se tornar um investidor profissional, o preço de entrada é a dedicação, foco, tempo e estudo.

Warren Buffett dedicou sua vida a se tornar o melhor investidor que ele poderia ser. É por isso que ele não diversifica. Ele não precisa se proteger da ignorância porque investiu tempo e dinheiro para entender o que está fazendo.

Foco intenso, recompensa intensa 

No Havaí, existe uma grande organização conhecida como Winners Camp. Ela ensina adolescentes as atitudes e habilidades necessárias para o sucesso na vida.

O Winners Camp usa a palavra “foco” (focus em inglês) como um acrônimo, que significa “Siga um caminho até que seja bem-sucedido”.

Acredito que todas as crianças deveriam ser ensinadas a focar, assim como qualquer um que queira ser um investidor rico.

Se você olhar para alguém que alcançou grande sucesso e riqueza, todos se concentraram intensamente para vencer.

Em vez de tentar diversificar, recomendo que você foque no que realmente é importante. No processo, você assumirá o controle do seu futuro financeiro de maneiras que os amadores simplesmente não conseguem.

Jogue com inteligência.

Grande abraço,

Assinatura Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki


Bookplay
Bookplay - Marcelo Tas - Events Promoter - 720 x 1280
Revista Events Promoter
Socio Tasking
Socio Tasking
Categorias
Arquivos