Uber Works: o app da Uber para trabalhos temporários

Uber Works

A Uber possui um novo empreendimento – e não é no setor de corridas. A companhia lançou o Uber Works, uma plataforma para a contratação de funcionários temporários.

O objetivo é conectar candidatos a vagas de emprego temporárias e recrutadores. Tal como no app de corridas, o pagamento pelo trabalho é feito no próprio aplicativo.

A Uber começou a diversificar seu portfólio de negócios já faz um tempo. A empresa iniciou em mobilidade, entrou em alimentação (com o Uber Eats) e agora irá trabalhar com a contratação de mão-de-obra temporária.

No entanto, não é como se estivesse começando do zero – ela possui milhões de usuários e trabalhadores cadastrados em suas plataformas.

E, ainda mais importante, a Uber já atua com trabalhadores temporários – os motoristas e entregadores. Ela está apenas expandindo a iniciativa para outros setores, abrindo vagas para cozinheiros, faxineiros, equipe de eventos, entre outros.

Primeiro lá…

Inicialmente, a novidade está sendo testada em Chicago, nos Estados Unidos, e os usuários contam com o auxílio de agências de emprego para pagar o salário e seus benefícios.

O Uber Works foi lançado em um momento em que o modelo de negócios da Uber, embora replicado por concorrentes no mundo todo, está sendo questionado.

Recentemente, o governador da Califórnia, nos EUA, sancionou uma lei que determina que os motoristas de aplicativos (e todos os trabalhadores autônomos) sejam enquadrados como empregados nas empresas e se adequem às leis trabalhistas locais.

A decisão é contrária a do Superior Tribunal de Justiça brasileiro. Hoje, a companhia não paga salário ou direitos trabalhistas.

Agora, com a decisão do governo da Califórnia, há risco de um grande impacto para uma empresa que ainda não é lucrativa, casos outros estados e países sigam este exemplo.

O Uber Works acabou de ser lançado, mas já encontra concorrentes no mercado. Nos Estados Unidos, há soluções como o Shiftgig e, no Brasil, o GetNinjas. A startup brasileira se tornou um marketplace para a contratação de profissionais autônomos e/ou temporários – e está em processo de expansão para a América Latina.

E você, o que achou da novidade da Uber?

Fonte: StartSe


Bookplay
Bookplay - Marcelo Tas - Events Promoter - 720 x 1280
Revista Events Promoter
Socio Tasking
Socio Tasking
Categorias
Arquivos