Blockchain: bem-vindo ao futuro

Blockchain

Você já deve ter ouvido falar de Bitcoin, mas você verdadeiramente entende como a tecnologia que está por trás dele pode mudar a forma como nos relacionamos com as pessoas, empresas, dinheiro e as instituições como um todo?

Blockchain

O Blockchain é capaz de ser entendido como um banco de dados online, público e descentralizado, criado para tornar a distribuição de informação transparente e confiável, sem precisar de um agente externo e centralizador que valide o processo.

Podemos dizer então que o Blockchain se trata de um registro histórico descentralizado das mudanças de propriedade da moeda digital. Sempre que uma transação acontece, seus detalhes são transmitidos pela rede, formando novos blocos de informação de registro.Há intervalos regulares de tempo — no caso do bitcoin, são cerca de 10 minutos —, essas novas transações são reunidas em bloco, criptografadas e adicionadas a uma cadeia de blocos que guarda também as transações passadas. É daí que vêm o nome da tecnologia blockchain, ou “cadeia de blocos”.

“Cripto é o aspecto financeiro do blockchain. Blockchain você pode aplicar em qualquer coisa na vida. No Blockchain nós temos a gravação da verdade”.

 John McAfee

A internet de Valor

O nome talvez não seja dos mais dos mais sugestivos, contudo, o Blockchain, ou “cadeia de blocos”, tem sido considerado por especialistas como maior revolução desde o advento da Internet. Ou melhor, talvez seja o que Don e Alex Tapscott brilhantemente denominaram como a “Segunda era da Internet” ou “Internet de Valor”.

Nas últimas décadas tivemos a “Internet da Informação”: Web Sites, fotos, docs, PPT slides. Email, Pdfs. Sempre quando eu mando uma foto ou um documento, por exemplo, e não estou enviando o original e sim uma cópia. Isso trouxe uma grande democratização da informação.

O Gasto Duplo

Contudo, quando se fala em bens como dinheiro, ativos financeiros como ações e títulos públicos, voto,…,mandar uma cópia não é uma boa ideia. Se um bem pudesse ser copiado e replicado indistintamente, ele perderia seu valor intrínseco.

O Blockchain conseguiu resolver essa questão, que nesse mundo virtual, chamamos de “gasto duplo”. O sistema foi brilhantemente desenhado para que se alguém tentar fazer isso (mandando, por exemplo, seus bitcoins para duas pessoas diferentes ao mesmo tempo), todos da rede percebem, de forma que uma ou a outra dessas transações é considerada válida e a outra é simplesmente ignorada.

A “Primeira Era da Internet” lançou de fato o mundo para outro patamar em termos de criação de valor e de riqueza. Contudo, não houve uma justa distribuição dessa riqueza.

Esse “Protocolo de Confiança” criado de forma genial por Satoshi Nakamoto traz inúmeras oportunidades que poderão ajudar a resolver esse crescente problema de desigualdade social com uma efetiva redistribuição de renda, ou melhor, poderemos verdadeiramente mudar a forma como essa renda é distribuída.

Simples e Revolucionário

Engenhosamente projetado para ser simples e revolucionário, permitindo que as transações sejam simultaneamente anônimas e seguras através de um livro-razão público e inviolável, esse é o Blockchain.

Com ele, surge a Economia do Novo Mundo com possibilidades infinitas de impactar os modelos atuais de negócios, nossos governos e a privacidade das informações.


Você sabia…

…sete países membros da UE – Chipre, França, Grécia, Itália, Malta, Portugal e Espanha – assinaram um memorando conjunto em que se comprometem a promover a tecnologia de registro distribuído para transformar suas economias e consolidar o status de liderança da região nesse setor.

…o milionário americano Jeffrey Berns, fundador e CEO da empresa Blockchains LLC, quer construir uma comunidade baseada na tecnologia blockchain e criptomoedas em Nevada (EUA).

…a NASA, Agência Nacional de Aeronáutica e Espaço, está examinando a tecnologia blockchain como meio de garantir a privacidade e a segurança dos dados de vôo de aeronaves.

…a gigante dos jogos Atari assinou um contrato de licenciamento com a startup de blockchain Animoca Brands para fazer versões blockchain de dois jogos móveis populares.


Colaborou neste conteúdo:
Bruno Rocio (Co-fundador da Evolue Chain) – Empresário, Advogado, Planejador Financeiro, CFP®, Bitcoin Advocate e Open Blockchain Enthusiast


Veja também: Cripto & Blockchain Day 2019

Cripto & Blockchain Day 2019 - Events Promoter


Revista Events Promoter
Categorias
Arquivos