Planejamento Financeiro: Uma Necessidade

Planejamento Financeiro - Events Promoter

A Educação Financeira é uma área do conhecimento bastante difundida, mesmo na infância, em alguns países. Infelizmente, essa ainda não é uma realidade brasileira. Na verdade, por aqui, ainda há adultos que sequer fazem um acompanhamento de sua situação financeira ou um planejamento financeiro. Gastam o quanto podem ao longo do mês, endividam-se e o final dessa história talvez você já conheça.

Planejar as finanças ao longo do mês não é um recurso ao qual se recorre apenas quando se deseja enriquecer. É algo fundamental para quem deseja viver com qualidade e tranquilidade, sem perder o sono por medo de não conseguir pagar as contas. Se você ainda não planeja como utilizar o seu dinheiro, fique atento, pois você pode estar perdendo a chance de realizar seus sonhos.

Fontes de renda x Despesas

Por mais que seja defendida a ideia de que dinheiro não traz felicidade, não se pode negar que ele é um meio necessário para viver. Não há nada de errado em enriquecer e almejar uma vida mais confortável, desde que de forma honesta.

Assim, o primeiro passo é anotar todas as suas despesas, separando-as por categorias. Identifique o quanto você gasta mensalmente com transporte, saúde, alimentação, moradia, telefonia/internet, educação, lazer, vestuário e por aí vai. Seja específico e não se esqueça de nada, nem mesmo daquelas taxas que o banco cobra todo mês, afinal de contas, não deixam de ser despesas.

Você pode fazer isso no papel, mas há planilhas online, sites especializados e até mesmo aplicativos de celular que te ajudam a organizar suas despesas.

Diagnosticando os problemas

Quando você comparar a quantia total de despesas com o somatório de todas as suas fontes de renda, você terá uma noção de como está sua situação financeira: se você vive dentro de suas possibilidades, se está no limite, ou se está gastando mais do que deveria.

Planejamento Financeiro - 01 - Events Promoter

 

Se você gasta mais do que ganha, possivelmente surgirão dívidas em seu orçamento, isso se você já não estiver passando por isso. Se esse for o caso, vale a pena contar com uma consultoria especializada, que pode lhe ajudar a construir um plano de pagamento de dívidas. Além disso, é importante realizar algumas mudanças de hábitos, como cortar gastos desnecessários, pesquisar preços e encontrar alternativas mais baratas para fazer o que você deseja. Em alguns casos, é preciso mesmo encontrar mecanismos de aumentar sua renda.

Realizando sonhos

Em contrapartida, se sua situação estiver mais tranquila, não pense que é só sair esbanjando por aí. É importante ter uma reserva financeira, caso surja alguma emergência. Às vezes você ainda está pagando parcelas de algo de que nem se lembra mais, não é verdade?

Se tiver dinheiro sobrando, estabeleça metas, objetivos, sonhos. Não estabelecê-los o quanto antes vai fazer você gastar com coisas de que nem precisa ou realmente deseja. Se você pensar em um objetivo maior, como a educação de seus filhos, a compra de um imóvel ou uma viagem em família, fica mais fácil ser determinado e perseverar no controle de suas finanças.

Mas atenção: não deixe seu dinheiro parado. Consulte uma assessoria especializada e pesquise sobre as diferentes formas de investir seu dinheiro. Independentemente do fato de você ser mais conservador ou mais ousado, com certeza há opções de investimento adequadas ao seu perfil e aos seus objetivos.

No começo, planejar suas finanças mês a mês parecerá uma tarefa difícil, principalmente na hora de colocar novos hábitos em prática. No entanto, lembre-se de que ela é fundamental para te livrar das dívidas, otimizar seus gastos e te ajudar a viver a vida que sempre quis!

E como conhecimento nunca é demais, fica aqui uma última dica: participe do Millionaire Mind Intensive, o MMI! Este é o maior treinamento de educação financeira do mundo. Dê o primeiro passo para sua independência financeira!

Os Segredos da Mente Milionaria - 1200 x 627



Revista Events Promoter
Categorias
Arquivos